terça-feira, 11 de dezembro de 2018

O Experimentos do Macacos e a escada com um cacho de banana

O Equívoco: Fazemos o que fazemos pois temos consciência do que estamos fazendo.

A Verdade: Normalmente não fazemos a mínima ideia do que fazemos, apenas seguimos condicionamentos sociais.

Esse foi um experimento comportamental, nele podemos observar várias questões já discutidas aqui no blog, como a Desistência Condicionada, por exemplo.

Um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa jaula. No meio, uma escada e sobre ela um cacho de bananas. Quando um macaco subia na escada para pegar as bananas, os cientistas jogavam um jato de água fria nos que estavam no chão.

Depois de certo tempo, quando um macaco ia subir a escada, os outros o pegavam davam-lhe uma surra. Afinal conseguiram perceber que o jato d'água sempre vinha logo após algum deles subir na escada para pegar as bananas. Como todos que tentava subir começaram a ser espancados, depois de algum tempo, nenhum macaco subia mais a escada, apesar da tentação das bananas.

Então, os cientistas substituíram um dos macacos por um novo. A primeira coisa que ele fez foi subir a escada, dela sendo retirado pelos outros, que o surraram. Depois de algumas surras, o novo integrante do grupo não subia mais a escada.

Depois substituiriam mais um dos macacos e o mesmo ocorreu. Rapidamente os macacos impediram ele de subir e o espancaram, inclusive o novato anterior participou do linchamento. Observe que o outro macaco novato nem sabia o motivo pelo qual estava batendo no mais novo, apenas seguiu a manada, pois já tinha passado pela mesma situação e viu que era assim que as coisas funcionavam por ali.

Um terceiro foi trocado e o mesmo ocorreu. Um quarto, e afinal, o último dos veteranos foi substituído. Os cientistas então ficaram com um grupo de cinco macacos que mesmo nunca tendo tomado uma mangueirada de água fria, continuavam batendo naquele que tentasse pegar as bananas.

Se fosse possível perguntar a algum deles porque eles batiam em quem tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria: “Não sei, mas as coisas sempre foram assim por aqui”.

Não preciso explicar a moral da história, não é?

Confira o vídeo do experimento feito com humanos


Nenhum comentário:

Postar um comentário