quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Cegueira Inconsciente

O Equívoco: Você vê tudo que se passa em frente a seus olhos e salva as informações visuais como se fosse uma câmera de vídeo.

A Verdade: Você é capaz de perceber apenas uma pequena parte das informações visuais e uma quantidade ainda menor é gravada por sua mente consciente.


"Mágicos" só conseguem aplicar seu ilusionismo por causa da cegueira Inconsciente.

É preciso apenas uma pequena distração para que você não perceba uma mudança visual. A Cegueira Inconsciente é, literalmente, olhar sem ver. O cérebro não é um receptor passivo de seus olhos, ele participa ativamente na escolha dos elementos visuais a que você dá mais atenção, se baseando principalmente em elementos que já são comuns em sua memória.

Você já está familiarizado com o foco de atenção em determinados sons, por exemplo quando você consegue conversar com uma pessoa numa festa onde o som é alto e tem várias outras pessoas falando ao mesmo tempo. Você consegue focar em sons o tempo todo, ao escutar música no trabalho e deixar de ouvir a conversa das pessoas ao redor, "abaixando o volume" dos sons que não te interessam, etc. Mas isso não é tão perceptível quando se trata da visão.

Você fica literalmente cego para aquilo que não está prestando atenção, enquanto os acontecimentos se desenvolvem você tende a filtrar uma quantidade pequena de informação e quando você tenta lembrar dos acontecimentos você tem a ilusão de que gravou mais coisas do que realmente fez. A visão funciona com preenchimento de lacunas, você preenche tudo aquilo que está fora de seu foco com a imaginação.

Portanto quando você lembra dos acontecimentos você só pode ter certeza daquilo que estava em seu foco, todo o resto pode ter sido uma fabricação de sua imaginação, como um sonho. Essa Cegueira Inconsciente também pode acontecer por causa de uma sobrecarga de informações visuais onde todas as informações são familiares. Como Christopher Chabris e Daniel Simons apontam em seu livro "O Gorila Invisível", pilotos experientes tem menos possibilidade de verem um avião em uma pista do que pilotos que fizeram menos voos; médicos experientes tendem a ter mais dificuldade em diagnosticar uma doença peculiar do que médicos recém-formados. Ou seja, pessoas que já estão "viciadas" em certos padrões visuais ficam "cegas" por esses padrões.

Quando se trata de ver tudo aquilo que você está olhando, você não é tão esperto quanto pensa.

Links
The Invisible Gorilla

---------------------------------

Texto Original: http://youarenotsosmart.com/2009/10/01/hello-world/

Nenhum comentário:

Postar um comentário