quinta-feira, 10 de agosto de 2017

A Ilusão de Transparência - The Illusion of Transparency - Spotlight Effect

O Equívoco: Quando suas emoções vêm à tona as pessoas conseguem olhar para você e saber o que você está sentindo ou pensando.

A Verdade: Sua experiência subjetiva não é observável e você superestima a capacidade dos outros entender ou captarem suas emoções.



Sobre aquele medo de falar em público


Imagine-se em sua classe no ensino médio, você está sentado aguardando sua vez de apresentar seu trabalho na frente de toda a turma. A ansiedade te corroí por dentro e você tenta gastar essa energia balançando a perna sem nem perceber.

Depois que seu colega de turma acabou a leitura é sua vez, você bate palmas junto com os outros, o que te acalma um pouco, mas o seu estomago se contorce novamente pois é sua vez e o professor chama seu nome.

Você caminha com muito cuidado até a frente, tenta segurar a respiração, dá uma olhada rápida nos seus colegas e começa a ler... gaguejando logo na primeira frase. Imediatamente sua pulsação sobe, você sente rubor no rosto e a respiração fica instável "eles vão zombar de mim, perceberam que estou nervoso e vão cair na rizada", você pensa.

Mas ninguém ri, você espera um tempo tanto para se acalmar quanto para confirmar que não terá nenhuma risadinha. Aliviado por não ter acontecido nenhuma zombaria você continua a ler, meio tropeçando nas palavras, com respiração forçada.

Por dentro você tem absoluta certeza que todo mundo sabe que você está nervoso, estão todos se divertindo internamente com seu desespero esperando o momento certo para gargalhar na sua cara. Mas isso não acontece.

Você termina sua leitura, recebe aplausos e respira aliviado, ninguém zombou de você, não houve problemas maiores, você se senta novamente sem olhar para ninguém, "eles ainda devem estar olhando para mim" você pensa.

Mas eles não estão. Na verdade eles nem sequer prestaram a atenção em você, estão apenas entediados ou se confrontando com suas próprias questões internas. Sua ansiedade estava no máximo e você sentia as ondas de energia emocional praticamente criarem uma aura de insegurança visível para todos. Mas não estava visível, o que os outros viam era apenas você, aparentemente normal, lendo um texto tão chato quanto os outros.

"Quando você está sozinho em uma festa, as pessoas não sabem se é por que você é um arrogante, que pensa que é melhor que todo mundo, ou se você é tímido e não sabe como falar com as pessoas... mas você sabe o que você é, por que você conhece seus pensamentos e sentimentos. Coisas como ansiedade, otimismo, pessimismo, tendência para abstração e alegria - ou seja, aquilo que está acontecendo dentro de você - dificilmente são percebidas por outras pessoas."
Simine Vazire em entrevista concedida a Psychology Today a Sam Gosling em 2009

Ilusão de Transparência


Para que possamos saber o que se passa na cabeça do outro precisamos de algum tipo de comunicação. Seja no olhar, sons, gestos ou palavras, nós precisamos da comunicação para entender o que o outro está pensando. Não importa o quão forte é um sentimento ou uma ideia, eles nunca serão intensos o suficientes para saltarem fora de sua mente e entrarem na mente de outra pessoa sem que haja alguma forma de comunicação envolvida.

Esse sentimento de que as pessoas sabem o que estamos pensando ou sentindo é chamado de Ilusão de Transparência. Você sabe o que se passa dentro de sua cabeça, por isso tende a acreditar que esses pensamentos e sentimentos estão sendo percebidos de alguma forma, como se eles se esvaíssem do seu corpo atingindo as pessoas próximas e se tornando visíveis para o mundo.

Primeiramente você deve se lembrar que as outras pessoas estão passando pelos mesmo processos internos que você. Você realmente fica reparando em todo mundo a sua volta, tentando descobrir os sentimentos e pensamentos delas? Creio que não. Todo mundo tem mais o que fazer do que ficar "reparando" nos outros.

Quando você tenta descobrir os pensamentos e sentimentos de outras pessoas você não tem outra opção que não usar seus próprios sentimentos e pensamentos. Em sua cabeça talvez você crie toda uma história sobre a pessoa, mas essa história provavelmente terá mais a ver com você, do que com a pessoa que você está "analisando".

Claro que se alguém parar realmente para analisar suas ações e reações ela poderá ter uma pista sobre como você está, a nossa tendência é superestimar essa análise como se ela chegasse perto da realidade mas, no máximo, ela terá algumas pistas soltas sobre como você está por dentro.

O experimento de Elizabeth Newton


Uma forma de testar a Ilusão de Transparência veio através de um experimento da Elizabeth Newton. O experimento consiste em você escutar uma música usando fones de ouvidos e estalar os dedos no ritmo da música. Uma outra pessoa deve ouvir seu estalar de dedos e tentar descobrir qual é a música que você está ouvindo.

Perceba que enquanto você ouve a música pelos fones, seu ritmo parece extremamente coerente com a música que você escuta, mas só você está escutando a música, a outra pessoa apenas escuta o estalar dos dedos.

A previsão de Newton era que daria para acertar até 50% das músicas dessa forma, mas o resultado desse experimento foi que houve apenas 3% de acerto da música que estava tocando.

A rica e complexa experiência de ser o que se é, não é possível de ser compartilhada em sua totalidade, as pessoas podem ter pistas, entender parte de um sentimento, talvez até compreender sua forma de pensar depois de um tempo de convivência. Mas só você tem a experiencia completa de suas experiencias subjetivas.

A grande discrepância entre o que você acha que a pessoa entendeu e o que ela entendeu de fato cria uma rede de "mal entendidos" para todos nós, você certamente já deve ter vivido vários desses mal entendidos com todo tipo de pessoa.

"Nós sempre sabemos o que exatamente aquilo que queremos dizer, portanto esperamos que as outras pessoas também entendam da mesma forma que nós. Quando lemos aquilo que nós mesmos escrevemos conseguimos decodificar perfeitamente o que queríamos deixar registrado porque conhecemos o texto de forma subjetiva, sabemos o que queríamos dizer."
Eliezer Yudowsky from Lesswrong.com

Passar uma ideia de uma mente para outra é uma tarefa complicada e em geral informação é perdida durante essa transferência. Às vezes você tem um poderoso insight que te impacta de forma grandiosa, mas quando você vai tentar comunicar com o outro esse insight, ele perde seu poder e dificilmente impactará a outra pessoa da mesma forma que impactou você.

Efeito "Centro das Atenções" (Spotlight Effect)


Em 1998,  Thomas Gilovich, Victoria Medvec e Kenneth Savitsky publicaram a pesquisa sobre Ilusão da Transparência no Jornal da Personalidade e Psicologia Social. Eles argumentaram que sua experiência subjetiva é tão potente que você tem dificuldade em ver para além dela quando está em um estado emocional elevado.

A hipótese deles se baseia no Efeito "Centro das Atenções": a crença que todos a nossa volta estão olhando para gente e julgando nossas ações e aparência, quando na verdade todo mundo está dando voltas em seu próprio mundinho particular, provavelmente achando também que é o centro das atenções e que todos a sua volta estão olhando.

Gilovich, Medvec e Savitsky perceberam que esse efeito é tão poderoso que realmente sentimos que os outros conseguem nos despir com o olhar, analisando cada detalhe de nossos gestos ou palavras e penetrando em nosso mundinho interno.

No experimento eles dividiram uma turma de estudantes em grupos, alguns formariam o público, outros teriam que responder a questões preestabelecidas através de fichas. Os que tinham que responder às perguntas também tinha uma ficha que orientava se ele deveria mentir ou falar a verdade.

O grupo que formava o público tentava adivinhar se os outros estudantes estavam mentindo ou não, e os estudantes que respondiam as perguntas tentavam adivinhar se o público acertaria se estava mentindo ou falando a verdade.

O resultado é que metade dos que mentiram, acharam que o público descobriria, no entanto apenas um quarto do público acertou quem estava mentindo. Quem mentia superestimou a capacidade dos outros em pegar na mentira. Eles fizeram o experimento fazendo combinações diferentes de estudantes entre o público e os que mentiam e o resultado foi similar em todas das rodadas.

Esse estudo provou que nossa habilidade de descobrir mentiras não é tão boa como a gente pensa, do outro lado, achamos que nossas mentiras podem ser facilmente descobertas, o que não é verdade.

O Efeito do Expectador Passivo - Bystander Effect


Quanto maior for o número de pessoas que testemunham uma emergência, mais tempo demora para que alguém entre em ação.

"Quando confrontados com uma emergência potencial, as pessoas geralmente tentam se mostrar calmas, adotam um olhar de indiferença e monitoram as reações dos outros para determinar se realmente aquilo é uma emergência real. Ninguém quer se mostrar desesperado prematuramente afinal, pode não ser uma verdadeira emergência. No entanto, como cada indivíduo se retém, parece indiferente e monitora as reações dos outros, às vezes todos concluem (talvez erroneamente) que a situação não é uma emergência e, portanto, não exige intervenção ".
- Gilovich, Medvec e Savitsky de seu estudo de The Illusion of Transparency

Mais uma vez, sua pesquisa mostrou quando as pessoas estavam em uma situação em que eles se sentiam preocupados e alarmados, eles assumiram que esses sentimentos estavam estampados em sua cara, o que não acontecia. Por sua vez, eles pensavam que se outras pessoas estivessem realmente preocupadas ou surtando, eles seriam capazes de percebê-lo.

Em 2003, Kenneth Savitsky e Thomas Gilovich realizaram um estudo para determinar se poderiam driblar a ilusão de transparência.

Grupo de apoio a pessoas que
tem medo de falar em público
As pessoas tinham que fazer discursos públicos e, em seguida, avaliar o quanto o público poderia perceber o seu nervosismo. A maioria dizia que estava muito nervoso e que isso era visível, portanto o público facilmente perceberia isso, no entanto os expectadores não perceberam.

Além disso algumas pessoas ficaram presas em um loop de feedback. Eles pensaram que eles pareciam nervosos, então eles começaram a tentar parecer mais calmos, e então eles pensaram que o público perceberia que eles estavam tentando parecer calmos artificialmente, e assim por diante até que eles realmente perderam o controle.

Depois os pesquisadores decidiram fazer o experimento novamente, mas desta vez eles explicaram a ilusão de transparência para alguns dos estudantes, dizendo-lhes que eles podem sentir como se todos pudessem ver seus erros, mas provavelmente não conseguiriam.

Essa informação mudou muito os estudantes que foram orientados, eles quebraram o loop de feedback, ficaram mais relaxados, deram melhores discursos e o público, além de não detectar nervosismo, gostou mais da atuação deles.

"Nossos resultados, portanto, dão credibilidade à noção de que "a verdade o libertará": conhecer a verdade sobre a ilusão de transparência os libertou do ciclo de ansiedade..."- Kenneth Savitsky e Thomas Gilovich

Quando suas emoções assumem o controle, quando seu próprio estado mental se torna o foco de sua atenção, sua capacidade de avaliar o que outras pessoas estão experimentando diminui. Se você está tentando se ver através de seus olhos, você falhará.

Sabendo disso, você pode driblar o efeito da Ilusão de Transparência.

Quando você se aproxima de seu crush, e sente que seu estomago está dando piruetas, e que sua cara deve estar até deformada de nervosismo, lembre-se: Você não parece tão nervoso quanto pensa.

Quando você fica na frente de um público ou é entrevistado, pode haver uma tempestade de ansiedade no seu cérebro, mas essa ansiedade não é visível; Você parece muito mais normal do que você acredita. Portanto sorria! Você não está sendo filmado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário